Situado em meio à Mata Atlântica em Paraty, próximo à região da terra indígena Arandu Mirim, a cabana de madeira propõe um refúgio sustentável com intervenção mínima no entorno.
Nomeada Ka'Aguygua, que significa “habitantes da floresta” na língua guarani, o projeto foi concebido a partir de três pilares principais:
sustentabilidade
O design destaca tanto a sustentabilidade ambiental quanto social. Em Paraty, comunidades tradicionais como os Guaranis persistem, e seus artesanatos são pilares da cultura e economia locais. O projeto incorpora painéis simples em todas as aberturas (portas e janelas), que serão confeccionados pela comunidade Guarani. Além de incluir a comunidade na construção, os painéis proporcionam ventilação cruzada amenizando a sensação de umidade da mata. Materiais como madeira, bambu, pedra, terra e fibras naturais reforçam nosso compromisso ecológico.
A construção elevada do solo garantem a permeabilidade do solo, previnem a umidade excessiva e exigem menor intervenção no terreno natural. O telhado verdes auxiliam no controle térmico e contribuem para a integração visual da construção com o entorno.
As paredes serão feitas de bambu a pique, utilizando os materiais e técnicas construtivas disponíveis e abundantes na região.
experiencia
Um dos objetivos do cliente era proporcionar uma experiência imersiva na natureza e no espaço arquitetônico. Através de posicionamentos estratégicos de painéis e janelas de vidro, os hóspedes são presenteados com vistas panorâmicas que os conectam ao entorno.
Características como o banheiro externo, o deck e a cama com vista para o mar frisam essa ideia.
O acesso ao telhado verde oferece uma visão ampla da floresta circundante, com cada detalhe pensado para aprofundar o vínculo com a natureza e despertar a curiosidade sobre as histórias por trás de cada elemento.
A presença dos materiais naturais desde a estrutura até os detalhes decorativos, acentuam o conforto e o bem-estar do hóspede.
viabilidade construtiva
Dado o acesso limitado ao local, adotamos uma abordagem construtiva pragmática. A pré-montagem da estrutura garante que os componentes cheguem ao local nas dimensões precisas, otimizando o transporte, que é feito por barco. Os demais elementos como paredes, painéis, telhado e até os moveis, foram pensados para que possam ser confeccionados e\ou montados in loco, simplificando o transporte.
Parceria Ecocasa Arquitetura