O projeto para a residência da Fernanda foi elaborado em conjunto com a própria cliente. Nas reuniões, rabiscamos as plantas e criamos juntas os espaços e logísticas que atenderam perfeitamente ao seu estilo de vida atual bem como o estilo de vida do qual ela gostaria de ter assim que se mudasse para a nova casa.
A presença de seus “filhos” de quatro pata (mais de 10), também norteou algumas escolhas como o tipo de piso, os acessos e a praticidade dos ambientes. 
O verde se fez presente em todos os cantos possíveis. Fer queria se sentir “no mato” mesmo estando dentro de casa. Por esse motivo investimos em janelas grandes, porém protegidas por beiral ou elementos externos para barrar a entrada excessiva de calor. 
Para a construção dessa casa, o orçamento será reduzido, o que também norteou escolhas de materiais e técnicas de construção em todo o projeto. 
O terreno é grande e declivoso, por isso utilizamos da diferença de altura para proteger a garagem e criar um cômodo no subsolo para escritório, com vista para o lago natural que faz parte do sistema de tratamento natural das águas. 
Pomar, horta e jardins contornam toda a casa. Os ciclos do sol (amanhecer e entardecer) são estrategicamente emoldurados de acordo com as atividades que a Fer costuma realizar em cada um desses momentos do dia. 
Um projeto de arquitetura que descreve a personalidade de quem irá habitá-lo. Pois assim deve ser nossa casa: uma extensão de nós mesmos.

Técnicas construtivas: Tijolo ecológico estrutural e de vedação; Telha termoacústica; Biotintas;
Sistemas Sustentáveis: Cisterna para reaproveitamento da Água de Chuva; Jardins Filtrantes; Biodigestor tipo Bioete; Ventilação cruzada; Microclimas Internos.
Parceria Ecocasa Arquitetura
Back to Top