A residência da Rogéria está inserida em um clima frio, circundado de floresta. Sua família é grande, e sua paixão é cozinhar.
O terreno possui um declive grande, pois isso pensamos a casa em duas alturas. No platô de baixo ficaram as garagens, a oficina e o acesso às escadas da entrada principal. Na parte de cima - também acessível pelos automóveis e por rampa - a área dos quartos e áreas comuns de sala e cozinha.
O pé direito alto com vidros que convidam a floresta para dentro de casa foi uma das grandes premissas de projeto que a cliente desejava. Com essa altura, aproveitamos para encaixar um mezanino que pode servir de quarto extra ou escritório além de contar com uma pequena varanda que dá possibilita a observação noturna do céu estrelado.
A área social é bastante aberta e expansiva, com lareira, uma cozinha bem equipada e mesa grande para reunir toda a família integrada à área gourmet; enquanto a área íntima dos quartos foi pensada como acolhimento para os momentos de introspecção e descanso. Para isso, usamos o pé direito mais baixo e as paredes de terra (taipa de pilão) como estratégia.
Iluminação natural e bastante entrada de calor pelo sol nortearam o desenho, cujo clima frio se estende pela maior parte do ano, diferindo de outras regiões mais quentes do Brasil.
Técnicas Construtivas: Estrutura metálica; Tijolo Ecológico Estrutural; Taipa de Pilão Autoportante; Estrutura de Madeira para os Telhados;
Sistemas Sustentáveis: Jardins Filtrantes; Biodigestor tipo Bioete; Telhados Verdes; Revestimentos de Terra; Biotintas;
Parceria Ecocasa Arquitetura